uma viagem acronológica multilingue através de pALAVRAS e iMAGENS de minhas andanças por este mundo
Mostrando postagens com marcador festival. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador festival. Mostrar todas as postagens
sábado, 17 de julho de 2010
terça-feira, 28 de outubro de 2008
III Festival Experimental Eletrorgânico
Aconteceu no Município de Silva Jardim-RJ, de 10 a 12 de outubro de 2008, o III Festival Experimental Eletrorgânico; um evento de arte, cultura e ecologia para arrecadar fundos para a Escola da Mata Atlântica em Aldeia Velha - RJ.
"O Festival é uma iniciativa que procura abrir um espaço para apresentação de bandas independentes, grupos regionais, artes circenses e tantas outras manifestações tradicionais e modernas, num ambiente de diálogo e respeito com o Meio Ambiente".
Debaixo de um sol escaldante, com a abençoada presença central de um rio de águas cristalinas, o festival foi uma "mistureba" dos mais variados estilos musicais, além de oficinas, projeções de vídeos, performances, tenda das crianças, alimentação vegetariana e viva - com mandalas de frutas e suco de luz do sol todas as manhãs. Já as tardes e noites eram regadas à cerveja.
Deu para notar o esforço e dedicação das pessoas envolvidas na produção do evento nos detalhes como a compra de alimentos dos agricultores da região, a compostagem do lixo da cozinha, banheiros secos muito bem feitos, postos de reciclagem seletiva, bioconstrução, e, acima de tudo, doando seu serviço, como diz o ditado: "trabalho como amor em ação".
É claro que sempre estão presentes irmãs e irmãos que ainda não captaram a mensagem de que "o encontro é construído por todos que estão lá realizando esse sonho coletivo"; e nao colaboraram em aspectos como :separar o lixo reciclável, não jogar lixo no chão, não usar sabão no rio, manter limpos os banheiros secos e tantas outras "coisinhas" que fazem a diferença. Mas isso também faz parte; e é assim, tendo contato com eventos como este, que uns e outros vão despertando e fazendo essa força transmutadora cada vez maior.
Um dos momentos auges do evento foi o cortejo dos Flautins do Matuá com participação de Carlos Malta. Houveram lindas apresentações durante todo o evento, mas este momento específico foi quando o Eletrorgânico inteiro dançou a mesma dança. Como quem não quer nada, os Flautins se juntaram em frente à cozinha e começaram a tocar. Nesse mesmo instante já começaram a juntar os primeiros seguidores. Após uma breve pausa para agradecer aos cozinheiros que prepararam o alimento com tanto amor durante todo o evento, o cortejo seguiu para a tenda principal, levando consigo uma grande muvuca dançando, pulando e rodando. O palco ficou de lado. A festa se fez no meio da galera. Nesse momento Carlos Malta, muito à vontade, e seu pifo se juntaram à festa que foi longe. Antes de terminar, o cortejo ainda tomou conta do barranco e foi parar onde tudo começou; na cozinha.
Outra atração que não pode deixar de ser comentada foram os 'Fidjus de Cabo Verde', formada por cabo-verdianos residentes no Rio de Janeiro que, além de uma banda, formam um grupo sócio-cultural que tem como objetivo promover a cultura de Cabo Verde no Brasil. Também fizeram muita gente pular e, com muito bom humor, conseguiram lidar com os prolongados problemas técnicos de som que tiveram.
E por aí foi o festival com 48 horas de música e muito banho de rio cercado por uma natureza estonteante. E viva a Mata Atlântica.
Marcadores:
arte,
ecologia,
eletrorgânico,
festival,
música
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Eko Porã 2008

No dia 23 de setembro de 2008 foi realizado o VI Eko Porã - Festival da Primavera na UFSC - Florianópolis.
O vento da mudança soprou forte durante todo o dia, lembrando a todos o motivo maior de estar ali: A Celebração da chegada da Primavera. O Sol e a Chuva dançaram incessantemente sobre nossas cabeças abençoando e purificando todos ali presentes.
Pulando, dançando e cantando, comungamos com a Mãe Terra para agradecer o alimento por ela produzido com tanto amor e oferecê-lo ao Grande Pai. A natureza se fez presente em constantes manifestações dos 4 e ainda mais elementos que só pudemos perceber como bençãos àquele encontro de tantas tribos, tantas culturas, dissolvendo-se numa só: Hare Krishna, boi de mamão, Rastafári, alimentação vegetariana, Guarani, música ao vivo, Daime, teatro, mostras de fotografia, alimentação prânica, Ananda Marga, yoga, artesanato, poesia e muito amor fizeram deste simples encontro a manifestação de seu significado: Eko Porã, que, em Guarani, significa 'VIDA BOA E BONITA PARA TODOS'
E viva a Primavera!!!
Marcadores:
encontro,
festival,
Forianópolis,
primavera
Assinar:
Postagens (Atom)
