segunda-feira, 28 de setembro de 2009

África, uma viagem para o caminho interior




"Para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui."
Fernando Pessoa



Havendo conseguido uma carona de veleiro do Rio de Janeiro para a África do Sul, após 27 dias em alto mar, aportei na Cidade do Cabo com algum dinheiro no bolso e muita vontade de experienciar o que a vida tinha para me apresentar naquele momento.

Quinze meses e várias das experiências mais profundas de minha vida mais tarde, senti o chamado de voltar para o Brasil.

Com o que trouxe na bagagem (fotos, diários de viagem, lembranças), publiquei um livro independente. Desde então, venho fazendo “palestras”, nas quais faço projeções de fotos e compartilho histórias de viagem e reflexões de vida e valores, frutos dessas e outras andanças.



Ao sair da realidade que eu tinha por absoluta, a cada dia, a cada passo, me deparo com um novo universo, totalmente desconhecido: idéias, valores, culturas e tantos outros fatores que me levaram e continuam me levando a uma busca por uma vida com sentido ou, o sentido da vida. O que estou fazendo aqui?

Quais são os meus valores desde dentro, e como os coloco em prática, no dia-a-dia? O que é a vida? Qual o sentido da vida? Que atitudes tomo, em meu dia-a-dia, que refletem o que sinto e penso?

Esta minha ida à África iniciou um processo em minha vida, no qual comecei a direcionar minhas buscas cada vez mais para dentro, conectando com meu ser interior, em busca de valores a partir da essência. E essa busca interior foi abrindo portas para conexões com pessoas, valores, eventos e outros aspectos que ajudaram e continuam ajudando na conexão comigo mesmo e com o todo.



Compartilhemos idéias, experiências, conhecimento e momentos que possam nos ajudar em nossa caminhada, na busca e prática de uma vida mais harmoniosa com o todo (os que estão à nossa volta, a natureza, o planeta e nós mesmos - enfim, todos os Seres).

A proposta em si é uma semente germinando, e todos os presentes no evento, o solo fértil buscando dar as condições ideais para seu pleno desenvolvimento.

com amor e gratidão
Thomas

3 comentários:

Muni, G. disse...

Querido Thomaz,
Mal o conheço, mas confesso q seu email no yByTU-c@Tu me fez despertar algo q há tempos venho sonhando q é viajar pelo mundo afora, para me conhecer por dentro. Um dos seus posts, de Julia (Os Filhos do Mundo) me fez repensar o q tanto quero, mas q tanto receio. De tempos em tempos venho adiando algo q recentemente tem me despertado mais e mais a vontade de ir pra outros mundos, para conhecer melhor este meu mundo.. Bom, é apenas um início.. gostaria de manter contato. Grato.

Muni, G. disse...

Thomaz,

Me envie seu contato?

Grato.
Om. Muni.

Osíris Duarte disse...

Fala Tonildo meu irmão! Massa o blogim! Montei o meu também e o Casarine tá fazendo o dele. Viva a imprensa alternativa! dá um bisu no meu: www.palavraodoosi.blogspot.com
Comprei uma NIKONzinha D3000 e tô fotografando também. Bem... saudades fio de DEUS, quando pintar na ilha dá um tqs. Abraço